domingo, 5 de junho de 2011

Angelina Jolie proíbe filhos de irem ao colégio



Apesar de serem conhecidos como pais perfeitos, Angelina Jolie e Brad Pitt têm proibido seus filhos de frequentarem aulas em colégio. Isso porque a atriz acha o sistema educativo muito ruim. O casal prefere que os seis filhos tenham aulas em casa com professores particulares especializados.

"Eu acho que vivemos em uma era diferente e o sistema de ensino não acompanhou nossos filhos e nosso modo de vida", explicou Angelina ao jornal “The Independent”.
A estrela afirmou que as viagens realizadas pela família não atrapalham o aprendizado dos filhos. "Nós viajamos e eu sou a primeira pessoa a dizer: ‘Façam o trabalho escolar o mais rapidamente possível porque vamos sair'. Em vez de palhaçada na sala de aula, prefiro levá-los a um museu e aprender a tocar violão, ler e escolher um livro", revelou Jolie.

OPINIÃO DO BLOG

Este é a constatação de que a sala de aula acabou e que as escolas não têm muito a oferecer aos alunos na Era do Conhecimento. O que existe hoje nas escolas é algo que deixa muito a desejar também quanto à socialização ou escolarização social. Eles vão à escola como se estivessem indo ao shopping ou à praia, locais em que os estudos certamente não estão em primeiro plano. Querem conversar, namorar, usar drogas, brigar, enfim, tudo, menos estudar. Pouco atraentes e completamente desatualizadas, as escolas insistem no ensino quantitativo de informações obsoletas e que não interessam à jovens que não dão valor à uma cultura ou formatos culturais que não são do seu tempo. Daí o desinteresse e os conflitos. Os poucos que se interessam pela cultura tradicional se tornam marginalizados e deslocados da maioria. As redes sociais digitais são substitutos perfeito para essa crise. Alunos não precisam estar nas escolas todos os dias e o dia todo. O ensino à distância e os programas alternativos e temáticos devem romper a rigidez das séries, dos calendários legais da péssima gestão estatal dos sistemas de ensino, que também influem nas redes particulares. Ninguém que perder tempo com formalidades que não ensinam nada de útil, pelo contrário, emburrecem as poucas inteligências que sobraram nesse universo massivo que vai ser brevemente destruídos pelas novas tecnologias de comunicação. O futuro já chegou e ainda estamos presos e afundados no século XX. Libertemo-nos!

PS.

Angeli Jolie segue uma antiga a tradição americana de não acreditar que instituições podem substituir a socialização familiar. Essa tradição surgiu numa época em que a maioria dos americanos não tinha dinheiro para educar seus filhos em escolas privadas e também não dispunham de escolas públicas de qualidade. O pai de Angelina, o ator John Voight, também ficou conhecido por sua atuação no filme Conrack, sobre um professor branco que resolveu assumir a educação de uma classe de alunos negros e pobres no Estado racista do Mississipi nos anos 1960 ensinando a eles as melhores tradições culturais americanas.