Filme: A GUERRA DO FOGO - Título original: La Guerre du feu
Diretor: Jean-Jacques Annaud
Atores: Everett McGill, Rae Dawn Chong, Ron Perlman, Nameer El Kadi.
Origem: França / Canadá Ano: 1981 Duração: 97 minutos
Sinópse:
É uma das mais bem sucedidas reconstituições da Pré-História, na qual Jean-Jacques Annaud filma o quotidiano dos primeiros grupos humanos. Anthony Burgess criou a linguagem usada por estes homens primitivos, numa aventura pré-histórica em que um trio de nômades percorre savana em busca do fogo que a sua tribo perdeu e não sabe como fabricar. Pelo caminho encontram tigres dentes-de-sabre, mamutes, tribos canibais e um grupo de humanos mais evoluído, que já domina a técnica de produção de fogo. Um épico quase antropológico, com suspense, humor e algumas cenas de sexo e violência, pelo que se deverá ter em atenção a faixa etária dos alunos a quem o filme vai ser exibido. A coreografia gestual é da autoria de Desmond Morris.
Justificativa e objetivos didáticos-pedagógicos
A pré-História é dos mais fortes temas educativos (aprendizagem, convivência, conhecimento, auto-conhecimento e realização); e de contextualização: ela nos leva também a refletir sobre os diversos aspectos e significados da experiência humana: por quê vivemos (os sentidos e significados), como vivemos ( os meios e as condições) e por quê vivemos (os fins e significações).
Exploração transdisciplinar
Ilustração do fenômeno e da experiência humana, o filme funciona como eixo temático transversal através de conceitos propostos em algumas disciplinas:
- História : Origens da Humanidade. Instinto e razão. Nomadismo e sedentarismo. civilização e barbárie. A tecnologia como extensão do corpo e da mente.
Sinópse:
É uma das mais bem sucedidas reconstituições da Pré-História, na qual Jean-Jacques Annaud filma o quotidiano dos primeiros grupos humanos. Anthony Burgess criou a linguagem usada por estes homens primitivos, numa aventura pré-histórica em que um trio de nômades percorre savana em busca do fogo que a sua tribo perdeu e não sabe como fabricar. Pelo caminho encontram tigres dentes-de-sabre, mamutes, tribos canibais e um grupo de humanos mais evoluído, que já domina a técnica de produção de fogo. Um épico quase antropológico, com suspense, humor e algumas cenas de sexo e violência, pelo que se deverá ter em atenção a faixa etária dos alunos a quem o filme vai ser exibido. A coreografia gestual é da autoria de Desmond Morris.
Justificativa e objetivos didáticos-pedagógicos
A pré-História é dos mais fortes temas educativos (aprendizagem, convivência, conhecimento, auto-conhecimento e realização); e de contextualização: ela nos leva também a refletir sobre os diversos aspectos e significados da experiência humana: por quê vivemos (os sentidos e significados), como vivemos ( os meios e as condições) e por quê vivemos (os fins e significações).
Exploração transdisciplinar
Ilustração do fenômeno e da experiência humana, o filme funciona como eixo temático transversal através de conceitos propostos em algumas disciplinas:
- História : Origens da Humanidade. Instinto e razão. Nomadismo e sedentarismo. civilização e barbárie. A tecnologia como extensão do corpo e da mente.
- Geografia : Dinâmica espacial e População. As conquistas tecnológicas e a alteração do equilíbrio natural.
- Filosofia: Autonomia e liberdade. Consciência e Alienação. Mito, Filosofia e Ciência. Ética e Moral.
- Letras e Artes: Comunicação e linguagem. Expressão e estética
-Matemática, Física, Educação Física e Biologia : Evolução e adaptação. Energia e Movimento. Escala e proporção. Inteligência cinestésica-corporal e ambiente.
- Química - tecnologia de aferição cronológica dos materiais e o seu uso na arqueologia e paleontologia. Fogo e metalurgia.
- Antropologia: A cultura do protótipo Biológico (Homem pré-histórico) e sua transição para protótipo Teológico das primeiras civilizações.
-Sociologia - relações sociais de conflito e reciprocidade: identidade, cultura, sexualidade, ética, trabalho e poder.
ATIVIDADES PROPOSTAS
1. Descreva o cenário natural do filme- paisagem, flora, fauna, relevo, clima. Como esse ambiente influi nos seres humanos e vice-versa?
2. Identifique as diferenças grupos humanos e seus costumes.
3. Considerando o fator educação social, fale sobre a importância do contato entre esses diferentes grupos.
4. Explique os diferentes significados do fogo na pré-história
a) Econômico (riqueza e tecnologia)
b) Social (aprendizagem intergrupos)
c) Política ( poder)
d) Cultura (religiosidade e mentalidade)
6. O papel educativo preponderante da mulher é mostrado claramente no filme. Em que situações isso ocorreu?
7. Identifique as principais mudanças ocorridas na experiência humana a partir das características do período Paleolítico para o Neolítico:
a) Nomadismo (migração constante em busca de caça, pesca , coleta) –
2. Identifique as diferenças grupos humanos e seus costumes.
3. Considerando o fator educação social, fale sobre a importância do contato entre esses diferentes grupos.
4. Explique os diferentes significados do fogo na pré-história
a) Econômico (riqueza e tecnologia)
b) Social (aprendizagem intergrupos)
c) Política ( poder)
d) Cultura (religiosidade e mentalidade)
6. O papel educativo preponderante da mulher é mostrado claramente no filme. Em que situações isso ocorreu?
7. Identifique as principais mudanças ocorridas na experiência humana a partir das características do período Paleolítico para o Neolítico:
a) Nomadismo (migração constante em busca de caça, pesca , coleta) –
b) Instinto –
c) Individualismo –
d) Instabilidade –
e) Agressividade –
f) Vida em bando –
8. O Homem primitivo ainda vive fortemente em nós. Que características duquela época ainda conservamos hoje?
9. Em situações voltamos a nos comportar como Homens primitivos?
10. O fogo era uma solução para diminuir o nomadismo. A Humanidade já solucinou esse problema? Explique.
11. Observando o textos abaixo, explique:
a) Como essas informações chegam até nós?
b) O que é a ciência e como ela aconterce nas aulas da escola?
c) O que são fatos científicos? Por que são chamados dessa forma?