segunda-feira, 2 de março de 2009

Disney e a mensagem subliminar

DAC – História - 3º ano Ensino Médio - Postagem 1 - Grau de dificuldade: médio


Alguns amigos e muitos alunos têm nos questionado seriamente sobre o problema das mensagens subliminares, inseridas principalmente nos desenhos animados.

Como sempre, o alvo das dúvidas são os trabalhos originais e os que foram herdados comercialmente pelos atuais dirigentes dos Estúdios de Walt Disney. Não estamos nos referindo ao grosso da produção de massa veiculada pela TV, mas aos roteiros especiais, das obras consagradas.

Disney foi um artista, mas também foi um inventor-empresarial, típico da cultura do show business anglo-saxônica. Aprendemos ainda na época da graduação que o Patinhas e toda a sua turma era uma apologia do capitalismo, mas também percebemos na leitura mais apurada dos quadrinhos e filmes que existia por parte dos criadores o cuidado na preservação de valores. No mundo familiar de Patópolis – sobretudo nos núcleos centrais - não existia pais, mães e irmão, mas apenas tios e sobrinhos. Os bons modelos eram protegidos, mas os maus exemplos (mesmo sendo parentes) não se livravam da desmoralização.

Fugindo um pouco desse aspecto comercial e social, obra de Walt Disney é sem dúvida, no seu conjunto, uma apologia dos valores da espiritualidade e do universo espiritual. Disney foi pioneiro no uso das novas tecnologias e gerou escola entre os animadores, mas nunca abandonou sua vocação educativa. Seguindo a tradição dessa modalidade artística, a maioria dos desenhos lançados atualmente pelos estúdios são metáforas das verdades espirituais e das provas que desafiam a experiência do espírito humano na carne e na vida social. Quase todos eles tocam no ponto nevrálgico da existência humana e desafiam as limitações das religiões dogmáticas: a questão da imortalidade e do livre-arbítrio.

Nenhuma criança ou adulto permanecem os mesmos depois que assistem aos desenhos criados , adaptados e produzidos por esses “magos” (1) da comunicação. A magia nesse caso é a percepção e a capacidade de despertar pela metalinguagem os valores e as coisas do universo espiritual e metafísico. É uma antiga técnica da educação iniciática ou andragógica (2), voltada para mentes abertas e maduras. Mesmo sendo biologicamente infantil, a maioria das crianças são psicológica e potencialmente adultas. Há adultos que se encontram notoriamente em condição inversa. E é nesse ponto que Disney e seus seguidores incomodam os sectários e fundamentalistas. Não conseguindo digerir os graves conceitos espirituais inseridos nos roteiros – sem que estes lhe causem algum dano na materialidade limitadora de suas mentes – empreendem uma propaganda controversa e raivosa contra a verdade. A idéia é a mesma adotada há séculos pelos escravagistas de cérebros: proibir e ao mesmo tempo estimular o dualismo pecado/virtude pela técnica do maniqueísmo. Ao invés de enxergar a mensagem, supervalorizam o meio. Nesse universo confuso e preconceituoso, abandonam a versão autêntica para exaltar a subversão da mensagem subliminar, onde identificam apenas as aberrações, geralmente os desvios comportamento. Obviamente a intenção não é a defesa da moralidade, nem dos valores cristãos, mas neutralizar os conceitos profundos e desafiadores , que levam à reflexão e inevitavelmente às questões filosóficas que os dogmas não conseguem responder. Só que o tiro sempre sai pela culatra: a curiosidade e a insatisfação não podem ser abafadas para sempre. Ninguém pode ser enganado por tanto tempo. Mesmo que haja má intenção na mensagem subliminar - seja por ideologia ou por marketing premeditado – a verdade contida na obra não pode ser reprimida e por isso não deve ser subestimada.

A mensagem subliminar é tão antiga quanto à comunicação humana e surgiu a partir do momento que a Humanidade percebeu que podia falar de coisas indevidas para os inconscientemente interessados em tais assuntos. Por isso é ela muito comum nos ambientes onde há o comportamento e a atitude dúbia, geralmente camuflada pelo véu da hipocrisia: na política, no templo, na empresa, na escola, no lar, enfim, em todos os lugares e situações onde o ser humano se mostra vulnerável nas suas atitudes. Em período históricos de gravidade como guerras , ditaduras, totalitarismo religioso, histeria coletiva, etc, o poder desse tipo de propaganda (como o boato), cresce assustadoramente e naturalmente passa ser manipulado pelas forças políticas.

Na comunicação social a mensagem subliminar encontrou um vasto campo de atuação, sobretudo na pseudo-arte e na pseudo-religião. Nem é preciso dizer como ela se expandiu nas redações e editorias que alimentam a indústria de comunicação de massa. Hoje, com a grande liberdade de expressão instituída na maioria dos países, tal recurso perdeu muito do seu poder silencioso e alimentador da arrogância dos agentes maliciosos. Mas continua existindo.

No velho jogo entre o emissor e o receptor existe o meio (o médium ou mídia). Este é o principal vetor da mensagem, que pode ser ou não subliminar, dependendo da responsabilidade e intenção de quem transmite. Muitos trechos do Velho e do Novo Testamento sofreram (e ainda sofrem) esses ataques obscuros da mensagem subliminar, mas estes não conseguem ofuscar a luz contida nas entrelinhas dos textos sagrados. Também as doutrinas filosóficas dos pensadores clássicos, desde o seu advento histórico, também sofreram constante e persistente agressão desse expediente ardiloso. Já não sofrem tanto como no passado, mas também continuam sendo assediadas pelos reacionários de plantão. A maioria delas foi alterada pelos copistas e tradutores motivados pelo interesse ideológico dominante. Não é coincidência que a palavra “tradição” tenha a mesma raiz das expressões “tráfico” e “traição”. Tradição e contradição andam de mãos dadas nesses processos subliminares.

Mas a resposta para a principal dúvida dos questionadores está onde sempre esteve: os que se apegam à letra morrem com ela; mas os que se atentam ao Espírito, continuam vivendo e sempre ressurgem diante dos embates entre o Reino de Deus e o mundo césar. No universo acadêmico e científico também existe tal postura dogmática na forma de cegueira paradigmática, fatores que contribuem fortemente para a perpetuação de conceitos duvidosos e preconceitos notórios. Mas quem é capaz de desviar o olhar e descobrir outras nuances dos fenômenos senão os próprios expectadores?

(1 )Mago, segundo o dicionário Aurélio: 1. Antigo sacerdote zoroástrico, entre os medos e persas. 2. Astrólogo; advinho; 3. Homem que pratica a magia (nesta acepção, feiticeiro, bruxo, mágico), necromante, nigromante; 4. Cada um dos reis que foram a Belém adorar o Menino Jesus.

(2) Andragogia. Modalidade educativa aplicada transversalmente à pedagogia. Enquanto a pedagogia funciona no plano lógico e horizontal da mente( provas da inteligência lógica), a andragogia é flexionada mentalmente no plano vertical e psicológico através da didática transversal ( provas da inteligência emocional).

Datas das atividades

Início: 12 de março - Entrega das atividades teóricas : 19 de março

Conclusão da atividade prática e exposição: 20 de Março

Atividade teórica individual

1. O que uma mensagem subliminar?
2. Em que condições históricas essas mensagens aparecem?
3. Como essas mensagens são elaboradas?
4. Toda mensagem e uma forma de comunicação e tem um processo lógico para ser transmitida. Quais são os três elementos básicos da comunicação?
5. A mensagem subliminar pode atingir qualquer pessoa? Explique.
6. Toda mensagem subliminar é negativa? Explique.
7. Por que os desenhos animados e games são alvos preferidos de mensagens negativas?
8. Segundo o texto, atualmente existem os chamados “caçadores” de mensagens subliminares, isto, pessoas que enxergam de forma exagerada esse fenômeno e, ao invés de esclarecer, acabam criando mais confusão sobre o assunto. Como e porque isso acontece?
9. De acordo com o texto, por que os desenhos de Disney são criticados pelos caçadores de mensagens subliminares?
10. Que mensagens subliminares podemos encontrar nos personagens e histórias de Disney.
11. O que o texto define como “Magia”
12. Como o texto diferencia o comportamento infantil e adulto ?


Atividade prática em grupo

Faça uma pesquisa em jornais e revistas e tente descobrir alguma mensagem subliminar embutida nos anúncios ou reportagens.

Depois de identificar essas mensagens, faça uma análise dos seus conteúdos comparando a intenção aparente e intenção verdadeira da peça.

Monte uma exposição para mostrar ao público os resultados de sua pesquisa.