sexta-feira, 5 de março de 2010

Os objetos e seus significados

O que significa o pandeirinho escolhido pela Professora Carmem?


No centro da sala de multimeios, na qual nos reunimos para planejar as atividades de 2010, havia uma caixa cheia de vários objetos de uso comum. Mais do que isso, eram muitas coisas espalhadas pelo chão e logo tornaram motivo de curiosidade para os que iam chegando.

Quase ninguém resistiu à tentação de mexer neles, sobretudo naqueles que mais despertava interesse particular. Alguns permaneceram distantes, outros apenas olhavam sem colocar as mãos e outros, ao contrário, pareciam caçadores de bugingangas, usando os olhos e as mãos para verificar cada um dos objetos ali misturados.

O professor Marcos (Química) foi o mexilhão principal. Em segundo lugar ficou o Professor Rodrigo (Filosofia). A professora Cris Eva (Artes) também não ficou atrás na mexelança e nos comentários que fluíam espontaneamente a cada objeto manipulado.

A idéia era mexer com tudo. Mexer com a gente mesmo e fazer a gente mexer com os outros, através de brincadeiras e provocações sobre os nossos gostos e hábitos. Tudo foi um pretexto para iniciar a busca de outros objetos de interesse, conversas mais sérias e que ocupariam praticamente todo o nosso tempo durante dois dias. E assim foi.



Por que, de repende , as conversas mudaram de rumo e se tornaram mais sérias?


O que pretende o Professor Arnaldo ao cobrir acabeça com esse chapéu de palha?


Que pergunta o professor Helio fez ou gostaria de fazer para esse espelho?

O rolo de massas nas mãos da Professora Laíse era um sinal de que o ano promete ser cansativo e trabalhoso?

A professora Sílvia já sonha com a aposentadoria e com a sua volta aos afazeres domésticos?

O Professor e Matemático Ricardo busca algo assim como um jogo de futebol de botão na caixa de bugingangas.


Todos atentos, principalmente a Professora Renata, para ouvir as considerações do Professor Ricardo (História)


Para quem o Professor Adilson está mandando esse beijo?

Por que será que a Professora Laura escolheu na caixa de objetos essa antiga máquina fotográfica?

Qual é a marca de creme dental preferida deles?

Por que a Professora Cris Eva estava tão comportada ao lado da nova colega de escola?

Mesa farta, flores e muito movimento ao redor. Será mesmo que o único amor sincero dos seres humanos é pela comida?

Uma nova colega de trabalho se apresenta e fala de suas expectativas.

Um apagador apaga as coisas ruins do ano que passou e possibilita o encontro com as coisas boas do ano que começa.

Marli sorri como se o planejamento fosse apenas uma dia festa. Ela adora festa ou planejamento?


Este é professor e Físico Kleber Jacson Lakes, nascido em 1973.

A Professora Alessandra dá as boas vindas a nova colega que chega ao Pinho.

O professor Dalmo observa atentamente as explicações da Professora Alessandra sobre como otimizar o uso do Diário de Classe.

A professora Rosana explica como se faz traduções e legendas de filmes.

A Professora Kátia disserta a importância do papel na cultura escolar

A professora Wanda recepciona uma nova colega e avisa que este ano as coisas não serão as mesmas e que nada será como antes.

A Professora Elisama explica sua escolha desse objeto sagrado das mulheres. Sandra Antão e uma nova colega fazem anotações e Rosane Lobo aguarda a sua vez.


Professoras Bebé, Silvia, Wanda, Kátia e Elisama em clima de: "Rei, Rei Rei, José Serra é nosso Rei"

Professor Marcos em sua busca insaciável de coisas interessantes na caixa de bugingangas

A teoria do pandeiro recebe uma nova abordagem estética por Cris Eva. Rosane Lobo e Dalmo continuam atentos.

O multiprodudor Jorge Montez não está comendo um pedaço de pizza. Trata-se de um livro. O guarda-sol foi apenas um detalhe.

Como o Professor Marcos não terminava sua busca, o Zé Roberto decidiu antecipar seu depoimento alertando os colegas que seria breve, até para não atrapalhar a procura do colega químico.

Rodriguinho, procurando algum livro de auto-ajuda.


Asssou.......

O Helinho não escorregou e não caiu da mesa. É só uma pose rápida com as garotas, aproveitando a mesma cena.

Agora é sério: o nosso PCP acabou com a farra e mandou ver nas dezenas de instruções norteadoras do Planejamento 2010.

PINHO 2010



PINHO 2010

Os PCPs Helinho e Roberta: explode o coração...

O Margarida Pinho começou o ano letivo se preparando para receber centenas de alunos que buscam a nossa escola para dar continuidade aos estudos, ampliar horizontes e principalmente preparar-se para o mercado de trabalho.

É isso mesmo, “mercado de trabalho”.

Não somos uma escola técnica de formação profissionalizante específica, mas damos uma ênfase especial ao nosso currículo regular como fonte preciosa de conhecimento. Cada uma das onze disciplinas podem, além dos seus conteúdos específicos, oferecer uma ampla base cultural na formação dos nossos alunos.

O domínio dos códigos e linguagens são, acima de tudo, a garantia da auto-confiança e boa desenvoltura no exercício de qualquer atividade humana . É isso que tem feito a diferença no Margarida Pinho.

Aqui não preocupamos apenas em ensinar o que é necessário, mas também procuramos mostrar que o gosto pela aprendizagem é a base das mudanças essenciais que todos almejamos para as nossas vidas.

Aceitamos as nossas limitações, aprendemos com os nossos erros e nunca deixamos de rever os pontos nos quais podemos melhorar.

E quando chega a hora de refletir sobre tudo isso, também é o momento de planejar as próximas ações nas quais vamos corrigir falhas e experimentar novas possibilidades.

Estamos avaliando nossos alunos e também sendo avaliados por eles em quase todos os aspectos da nossa experiência.

Também estamos sendo muito cobrados pela sociedade e pelas autoridades que nos conduzem nas nossas ações pedagógicas.

Temos a responsabilidade de apontar caminhos e o dever de saber traçar as nossas próprias trilhas de aperfeiçoamento.

Mas certamente vamos dar conta daquilo que esperam de nós, pois foi por isso que escolhemos essa profissão tão desafiadora e também ainda pouco compreendida nesse mundo em crise e constante mutação .

Mas vamos chegar lá.

Essa foi a tônica do nosso Planejamento 2010.

Somos o Margarida Pinho de sempre, somos educadores de profissão e de vocação.

Amamos o que fazemos, amamos os nosso alunos, amamo-nos uns aos outros. E também confiamos nessa capacidade de estar sempre abertos para novas experiências do ensino do amor e do amor pelo ensino.

Para nós isso é o verdadeiro educar.