![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7_lkqL4eqAkz2xz7S6Eh22KqxmvyS6Us2ljrI6jD7LG11vv0uJDivY2El4pXuRg_54ZKZiYdlAh6DGujJHQ1IKQPy-MIPQxHrS19sbOrxJhCVCuMia3wOa4HFbJmXMS-XmeJ8Lony00kC/s400/3%C2%B0a.jpg)
Os alunos do 3º A estarão realizando nas próximas semanas uma pesquisa sobre Organizações Não Governamentais que atuam na Baixada Santista. Trata-se de uma proposta da disciplina de DAC-História, como atividade prática do tema “Transição do Século”, abordado nas primeiras aulas do curso . Nessa aulas foram expostas as características das mudanças ocorridas nesse período de 50 anos e os principais eventos que estimularam essas mudanças.
Segundo o filósofo Edgard Morin, autor de várias obras que analisam esse contexto histórico, o período foi marcado pela intensa manifestação de forças degenerativas do planeta: morte, aniquilamento ambiental, servidão industrial e guerras genocidas. Ao mesmo tempo surgem , numa posição oposta, as contra-correntes de regeneração planetária, grupos de ativismo social que passaram a trabalhar pela reversão destrutiva em várias frentes de ação: ecologia, cidadania, qualidade de vida, direitos humanos, pacifismo e consumo consciente. Esses grupos foram os precursores das atuais ONGs. Muitas dessas idéias de transformação de paradigmas e comportamentos sociais, alguns já estabelecidos, foram iniciados desde a década de 1960 por essas contra-correntes.
Os alunos vão conhecer as ONGs da nossa região e investigar como elas se organizam dentro do terceiro setor produtivo, como funcionam, como são geridas e principalmente qual o grau de transformações que elas geram no entorno social na qual estão inseridas. As pesquisas serão posteriormente expostas através de seminários na sala de multimeios.
Prof. Dalmo